sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Ciclo do cálcio (Ca)

O ciclo do cálcio se inicia com o intemperismo das rochas calcárias, um conjunto de modificações de ordem física (desagregação) e química (decomposição) que as rochas sofrem ao longo de sua existência. Esse processo pode ocorrer devido a ações do clima (variação sazonal da temperatura e distribuição das chuvas), o relevo, que influi no regime de infiltração e drenagem das águas, a fauna e a flora, que fornecem matéria orgânica para reações químicas e transportam materiais, a rocha parental, com resistência diferenciada aos processos de alteração intempéricas, e, finalmente, o tempo de exposição da rocha aos agentes intempéricos.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Macro nutrientes secundários(Cálcio, Magnésio e enxofre).

Macro nutrientes secundários(Cálcio, Magnésio e enxofre):

Dos três nutrientes secundários necessários a níveis inferiores do que o NPK, o cálcio (Ca) é talvez o mais importante. O cálcio fortalece as paredes celulares, ajudando a reduzir machucados e doenças em plantações de frutas, legumes e verduras, e vegetais. Isto significa que uma boa fonte de cálcio produz culturas de alimentos que são menos propensos a danos e que terão uma vida mais longa nas prateleiras. Culturas com pouco cálcio terão distúrbios no crescimento, com problemas na pele.

Frutas e legumes com níveis mais elevados de cálcio também têm um alto valor nutricional - por exemplo, vitamina C e antioxidantes em tomates. Isto significa que comer frutas frescas com peles fortes ajudará a nos fornecer o cálcio que precisamos para termos ossos fortes.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Perda de potássio nos solos.

Perdas de K nos solos:

Na solução do solo, o potássio é móvel e, também, sujeito às perdas por lixiviação, ocorrendo principalmente em solos ácidos e com baixa CTC, erosão, remoção por colheitas.

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Dinâmica do potássio no solo:

Dinâmica do potássio no solo:

Os fertilizantes potássicos são altamente solúveis, O K+ é retido pelos colóides do solo por meio da capacidade de troca catiônica CTC. Em solos argilosos, o potássio permanece relativamente próximo do ponto de aplicação, a lixiviação ocorre com maior intensidade nos solos de textura média a arenosa, os quais geralmente possuem CTC mais baixa. O K+ não é um nutriente fixado nos solos como o fósforo (P)


segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Funções do potássio (K) nas plantas:

Funções do K nas plantas:

É um elemento muito móvel nas plantas, tanto dentro da célula individual, como dentro de tecidos.O potássio não é constituinte de nenhuma molécula orgânica no vegetal, entretanto contribui em varias atividades bioquímicas sendo um ativador de grande numero de enzimas, regulador da pressão osmótica (entrada e saída de água da célula),abertura e fechamento dos estômatos. O potássio é importante na fotossíntese, na formação de frutos, resistência ao frio e às doenças. 
das plantas.

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Forma de absorção de potássio (K) pelas culturas.

Formas de Absorção pelas culturas:

O potássio (K) é absorvido pelas plantas na forma de íon K+ . As plantas absorvem o potássio da solução do solo, cuja concentração é mantida pelo equilíbrio com o potássio retido nos sítios de troca (trocável). Entretanto, quando concentração de K na solução atinge valores muito baixos, pode haver difusão de parte do potássio contido nas estruturas dos argilominerais e dissolução dos minerais primários que contém K, indicando que as formas de K não trocáveis são potencialmente disponíveis para as plantas.